Curiosidades

1 – O alimento industrializado precisa de conservante? Não, pois o processamento térmico elimina os micro-organismos. A decisão de incluir ou não algum tipo de conservante cabe a cada indústria.


2 – Leite longa vida é diferente de leite pasteurizado? Sim. O leite longa vida passa por esterilização UHT, ou seja, é submetido a temperatura alta (em torno de 150°C, por 2 a 4 segundos) e depois resfriado. Esse processo elimina os micro-organismos e permite que a bebida possa ser armazenada em temperatura ambiente até o momento do consumo. Já o leite pasteurizado é submetido a temperaturas mais brandas, abaixo de 100°C, que não elimina todos os micro-organismos. Por isso, precisa ser mantido refrigerado até o momento do consumo


3 – Alimentos longa vida são menos nutritivos? Não, já que o procedimento térmico é voltado à destruição dos micro-organismos e a maioria dos nutrientes é preservada.


4 – Leite longa vida, depois de aberto, deve ser consumido em três dias? Sim. O que acontece com o produto depois de aberto é que ele se torna novamente suscetível à contaminação por micro-organismos presentes no ambiente. Portanto, o prazo declarado de cada alimento após aberto deve ser respeitado para a própria segurança do consumidor.


5 – Posso cozinhar a caixinha de leite condensado para fazer doce de leite? Não. A embalagem cartonada não é feita para cozinhar, já que contém papel em sua composição. Em contato com a água, em alta temperatura, o papel se desmancha e ela se desfaz.


6 – A embalagem cartonada pode ir ao micro-ondas? Não é recomendado, pois a embalagem contém alumínio em sua composição, o que pode gerar faíscas e, assim, estragar o aparelho.